Embora a fraude não se trate de um problema recente, a evolução das novas tecnologias e das redes sociais trouxe aos fraudulentos novos meios para a prática de crimes fiscais, abuso de poder, coação, manipulação, branqueamento de capitais e financiamento de terrorismo.

Para que possa evitar ser vítima de crimes de fraude, a MaxPay recomenda:

Os fraudulentos podem ser criminosos bastante criativos na “arte de roubar” informações que lhes permitam proceder ao seu dinheiro através dos dados dos seus cartões e utilizá-los para a realização de débitos não autorizados. Esta prática pode ser exercida por qualquer pessoa que se encontre à sua volta, incluindo os próprios lojistas, vendedores ou empregados.

Minimize os riscos de fraude:
– Proteja-se e prive-se aquando do momento da inserção de códigos operacionais em máquinas de multibanco, seja para efectuar transferências, pagamentos, verificação de saldos de conta e extratos bancários, ou para toda e qualquer operação que realizar com o seu cartão de crédito ou débito;
– Antes de inserir o seu código de operações, verifique que o montante inserido nas máquinas corresponde ao montante real da sua compra;
– Guarde cópias dos recibos de compras e pagamentos durante o período seguinte à realização da compra;
– Atualize e confira com regularidade os seus extratos de contas bancárias;
– Em caso de roubo ou perca de documentos de identidade e cartões de operações bancárias, contacte imediatamente a polícia mais próxima do local de furto ou perda e informe o seu banco para cancelamento de operações.

Fraude online, evite-a!
Na compra e venda de bens na internet, todo o cuidado é pouco. Na sua generalidade, os praticantes de crimes de fraude procuram, sobretudo, obter todas as suas informações pessoais, bem como dados relativos a contas bancárias, contactos telefónicos, dados de acesso (utilizadores e passwords) a contas bancárias, e-mails e contas pessoais, entre outros.

Como evitar ser vítima de fraude online:
– Não forneça os seus dados de acesso a áreas pessoais a toda e qualquer pessoa;
– Ao criar novas senhas de acesso (passwords), certifique-se de que esta é de grau elevado de memorização, pessoal e intransmissível;
– Quando receber e-mails de origem suspeita ou desconhecida, não os abra e coloque-os diretamente na reciclagem;
– Tenha em atenção as tentativas de manipulação através de chats e outras plataformas de conversação online;
– Não permita que o seu browser de internet memorize as passwords automaticamente nos websites de acesso a dados pessoais e confidenciais;
– Faça downloads de documentos e outros apenas e só a partir de sites certificados;
– Acompanhe diariamente as suas compras online e não se iniba de colocar questões acerca do estado das suas transferências junto das entidades vendedoras.

 

PROTEJA-SE CONTRA A FRAUDE

Sempre que suspeite ou tenha evidências de ter sido vítima de ocorrência na forma tentada ou consumada de qualquer tipo de fraude, nos serviços prestados pela nossa instituição, deve informar, de imediato, e através dos canais seguidamente indicados:

1 – Área, contacto e responsável pelo apoio aos clientes em situações de fraude
A área à qual incumbe o apoio aos clientes em caso de fraude e de reclamações relacionadas com fraude, é a área de Auditoria Interna, a qual tem como responsável a colaboradora Ana Rita Pires.

Contactos
Departamento de Auditoria Interna
E-mail: suspeito.fraude@maxpay.com.pt
Praça Duque de Saldanha, nº 1 – 4º piso – Sala GB – 1050-094 Lisboa

2 – Vias de comunicação de informações em caso de fraude
Clientes e Terceiros: As comunicações dos clientes ou de terceiros deverão ser feitas através do seguinte endereço de e-mail: suspeito.fraude@maxpay.com.pt
Funcionários: Qualquer funcionário tem a obrigação de denunciar situações de fraude, ainda que possam ser apenas aparentes. As comunicações dos funcionários serão feitas através do seguinte endereço de e-mail: suspeito.fraude@maxpay.com.pt